TUDO SOBRE NOREGYNA/MESIGYNA (atualizado!)

Se você vai começar a tomar o anticoncepcional injetável NOREGYNA OU MESIGYNA – ENANTATO DE NORESTIRONA + VALERATO DE ESTRADIOL, está cheia de dúvidas e não tem a quem perguntar porque médico de postinho não gosta de responder pergunta, boa parte dos médicos particulares nunca falam sobre os efeitos colaterais, suas amigas sabem menos que você; e assim como último recurso resolveu procurar respostas na internet, leia esse post/artigo.

Por ser uma ex-gorda e ter medo de contrair uma DST nunca gostei da ideia de tomar anticoncepcionais, mas sempre tive que ouvir “você nunca tomou, como pode dizer que engorda?”. Então eu resolvi tomar para fazer a experiência e enfim, poder falar com conhecimento de causa.

Eu tomei o anticoncepcional injetável NOREGYNA – Enantatato de Norestirona + valerato de estradiol – o mesmo princípio ativo do campeão de vendas das farmácias o MESIGYNA. Foram 9 meses de experiência, tempo suficiente para a manifestação de todos os efeitos colaterais.

Vou descrever toda a experiência em forma de FAQ, ou seja de perguntas mais frequentes. Então vamos lá:

1º DÓI NA HORA DE TOMAR A INJEÇÃO?

R: Dói sim, só que bem menos que uma Benzetacil. O algodão que foi colocado em cima ficou melado de óleo (a injeção é um óleo). O local de injeção ficou quente, inchado e dolorido. Na primeira vez deu uma cólica tremenda assim que o corpo assimilou o medicamento.

2º ENGORDA? INCHA?

R: Sim, mais incha do que engorda. Ocorreu uma retenção de líquido bem chata, quando transpirava parecia uma mulher na menopausa. Engordei 4KG. Os seios ficaram muito inchados. As pernas também incharam, mas bem menos.

3º COMO FICA A MENSTRUAÇÃO?

A minha menstruação foi interrompida vezes, fiquei sem menstruar e cheguei até a cair na paranoia de pensar que poderia ter engravidado e fiz um teste de urina. Duas semanas depois da primeira injeção, ocorreu um sangramento igual ao da menstruação como estava escrito na bula e depois não houve mais menstruação. No segundo mês chegou a acontecer um sangramento de escape (algumas gotas) o chamado “spotting” mais ou menos na mesma época do sangramento do primeiro mês. Mas menstruação mesmo na data, no período de se tomar a injeção, não.

3º MUDA ALGUMA COISA NO CORPO POR SER HORMÔNIO FEMININO? AUMENTA OS SEIOS OU A BUNDA?

Os meus seios aumentaram de tamanho, ficaram muito inchados e doloridos. Os mamilos ficaram super sensíveis, doendo, ficaram assados. Não dava pra aguentar o toque do tecido de lycra do sutiã sobre os mamilos, tive que passar pomada para assaduras. Quase entrei em pânico imaginando que poderiam estarem se enchendo de leite.

4º COMO FICA O TESÃO? DIMINUI OU AUMENTA?

Pensei que iria diminuir, porque costuma ser mais comum, mas comigo foi o contrário, aumentou de dar medo.

5º MELHORA  A TPM? DEIXA NERVOSA OU DEPRIMIDA?

No primeiro mês, foi como se estivesse o mês inteiro de TPM: uma hora irritada outra hora com vontade de chorar. Fiquei com humor péssimo. Nos dois meses seguintes a coisa melhorou. Como não houve menstruação não houve uma TPM com período definido.

6º DÁ CORRIMENTO? MUDA O CHEIRO ?

Eu não tive corrimento. A lubrificação geral diminuiu um pouco e o PH ficou menos ácido.

7º TEM ALGUM EFEITO COLATERAL ESQUISITO?

Sim, dor nos olhos. Também tive enxaqueca, um pouco de dor nas pernas, mas o pior mesmo foi a dor nos seios.

8º É VERDADE QUE A GENTE  FICA COMO SE ESTIVESSE GRÁVIDA?

No meu caso essa foi a maior verdade. Mais gorda, com a barriguinha estufada, seios maiores inchados e doloridos, os mamilos assados… parecia mesmo que estava grávida.

9º O QUE ACONTECE SE ESQUECER DE TOMAR UMA INJEÇÃO?
A capacidade de engravidar só volta ao normal depois de sessenta dias sem a medicação no organismo, mas se a mulher for gordinha ou falsa magra (aquelas que só engordam do quadril pra baixo) não se pode confiar, pois qualquer medicamento injetável, principalmente com ação de depósito tem seu efeito diminuído num organismo com alto de estoque de gordura, ou seja num corpo com sobrepeso. Alguns ginecologistas receitam duas ampolas de injeção por mês para as pacientes “gordinhas”. Não será difícil você encontrar na rede depoimentos de “falsas magras” e gordinhas que dizem ter engravidado assim que parou de tomar o remédio ou mesmo enquanto ainda tomavam.

É importante frisar que a bula informava sobre  todos os efeitos colaterais que relatei e também que deve-se conversar com o médico (pelo menos tentar) mesmo que você só consiga uma consulta com um daqui há um ano…(uma consulta pelo SUS costuma  demorar muito em algumas cidades).

Espero que esse artigo possa ter ajudado.

About these ads

TrackBack Identifier URI

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 639 outros seguidores