MOSTRA DE CINEMA NORDESTINO NO SESI SJC

Prestigiei a 6ª MOSTRA PAULISTA DE CINEMA NORDESTINO no SESI de São José dos Campos que teve seu encerramento no domingo dia 27.

Como foi bom conhecer através do cinema o que só conhecia pelos relatos dos meus pais que há quarenta anos deixaram sua terra natal (Crato CE) e nunca mais retornaram.

Também foi muito bom se surpreender com as animações de altíssimo nível produzidas no Ceará e Pernambuco, destaque para “CALANGO LENGO – VIDA E MORTE SEM VER ÁGUA” que não deixa nada a desejar comparado aos desenhos americanos dos anos 70 e 80 (a era de ouro dos desenhos animados) e para o impressionante e triste “VIDA MARIA” .Ando vivendo um caso de amor com literatura de cordel, então as animações “ATÉ O SOL RAIAR”, “A ÁRVORE DO DINHEIRO” e “A QUASE TRAGÉDIA DE MANÉ DO BODE” me encantaram demais, da mesma forma “DEVOÇÃO” e “O JUMENTO SANTO E A CIDADE QUE ACABOU ANTES DE COMEÇAR”. A  programação infantil da mostra foi excelente! Os curtas também eram sensacionais destaco “REISADO MIUDIM”, “UM VESTIDO PARA LIA” E “ÁGUAS DE ROMANZA”, belíssimos, emocionantes.

Da mostra de filmes adultos destaco os documentários “AMANDA E MONICK” que me impressionou muito ao mostrar que quando se tem o apoio da família um travesti (Amanda) pode se tornar até (pasmem) um professor e o belíssimo “JUAZEIRO – A NOVA JERUSALÉM” que contou a saga do grande Padre Cícero.

Enquanto assistia o documentário “IRMÃOS ANICETO”, vendo uma cena que mostrava um dos irmãos em um arrozal, numa tomada de baixo pra cima, uma conhecida que estava ao meu lado disse: “olha só esse céu!” ; então eu, que estava com minha atenção voltada para o agricultor, observei a imagem do céu e me lembrei do que meu pai dizia: “O céu do Crato parece uma pintura!”. Ali eu pude constatar a veracidade das palavras de meu pai graças a excelente direção de fotografia de Rosemberg e Petrus Cariry. Foi emocionante!

O debate do encerramento da mostra com Bacic o idealizador e Karen a curadora foi muito gostoso e instrutivo.

Meus agradecimentos ao SESI São José dos Campos por ter nos presenteado com esse evento!

Em especial ao Sr. Luiz Perez que era o responsável pela exibição dos filmes e que recebeu (e recebe em todos os eventos) muitíssimo bem o público fazendo todos sentirem-se na sala de casa.

Deixe uma Resposta

