CARNAVAL 2012 – DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA

Viva o Nordeste! Esse ano aconteceu um festival de homenagens ao nordeste nos desfiles das grandes escolas de samba em Sao Paulo e no Rio.

Bahia, Maranhão, Jorge Amado e Luis Gonzaga foram homenageados de maneiras super criativas. E o resultado foi a vitoria: Vila Isabel, ganhou o titulo no Rio de Janeiro com a homenagem a Luis Gonzaga, a vice campeã Salgueiro homenageou a Literatura de Cordel e em Sao Paulo Mocidade Alegre fez sua homenagem a Bahia.

Minha escola do coração, a Imperatriz Leopoldinense homenageou Jorge Amado e fez um lindo desfile apesar de problemas com dois carros alegoricos. No samba enredo havia a expressão “AVE BAHIA!”, tudo a ver com o sincretismo religioso. Estava maravilhosa, ah se aqueles carros não tivessem quebrado…

Em São Paulo aconteceu aquela bagunça na apuração. Sim, bagunça, pra mim o que aconteceu nao tem outro nome, aonde a ordem não é imposta de maneira eficaz acontece bagunça mesmo. Como pode nenhum segurança estar ali para impedir que alguem se aproximasse da mesa? Ninguém jamais imaginou que algo assim pudesse acontecer? Num lugar e numa situação onde tantos ânimos ficam exaltados…Absurdo, não?

A mudança de dois jurados, na quinta-feira véspera do primeiro dia de desfile também foi um absurdo. Não dou razão para o que o grandalhão Tiago fez, mas que dá para compreender a revolta dá. Há  algo de podre no reino da Liga das Escolas de Samba, shakesperianamente falando.

Por falar em Shakepeare o melhor samba enredo deste ano lembrou famosos versos do grande inglês. Foi o samba da União da Ilha, escola do Rio de Janeiro que teve como tema a inglaterra. Não ouviu? Leia o trechinho:

VOU BOTAR MOLHO INGLES NA FEIJOADA

MISTURAR CHÁ COM CACHAçA

SER OU NAO SER

EIS A QUESTÃO

TEM CHORO E RISO

NESSE PALCO DE ILUSÃO

Criativo não é? O samba enredo da Salgueiro, (Cordel Branco e Encarnado) tambem teve um trecho bem interessante:

CABRA MACHO JUSTICEIRO

É VIRGULINO, É  LAMPIÃO

SANTO ANTONIO CONSELHEIRO

O PROFETA DO SERTÃO

O samba enredo do comercial de televisao das lojas CEM tambem foi genial e grudou na cabeça. Foi uma excelente sacada publicitária.

O ano que vem tem mais show. O carnaval serve pra mostrar como é divertido ser brasileiro.

Os comentários estão fechados.