COMO COZINHAR NO MICROONDAS

Se você vai morar sozinho(a) e não sabe cozinhar de jeito nenhum, ou vai morar num quartinho que vai ter que servir de quarto, sala e cozinha ao mesmo tempo, precisa aprender a cozinhar no microondas. O forninho pode ser a solução dos seus problemas com comida.

Eu já tive a experiência de ter que cozinhar no mesmo quarto em que dormia e afirmo que fogão e cama no mesmo local é uma coisa porca. A gordura que o fogão levanta junto com o vapor vai condenar suas roupas, lençois e outros aparelhos domésticos. O forno microondas não deixa o ambiente engordurado e nem úmido. Deixe o pensamento de mão de vaca de lado, o forninho é mais barato que um fogão e a energia elétrica sai mais barato que o gás (sem contar que não vai rolar aquela chateação de nunca saber quando vai acabar, de ter que trocar botijão e o risco do negócio estar vazando).

Ficar com o cabelo e a roupa cheirando a comida, sofrer queimaduras com respingos de óleo, queimar comida…com o forno microondas ficamos livres de todas essas coisas desagradáveis; é tudo muito fácil, limpo e sem riscos.

Deixe de lado o preconceito, as pessoas que dizem que não gostam de comida de microondas, só comeram coisas congeladas esquentadas nele; ou são aquelas bobas nostálgicas que tem resistência ao novo, a modernidade. COMIDA DE MICROONDAS PODE SER MUITO GOSTOSA, até mais do que a feita no fogão, a não ser que você seja um glutão obcecado por gordura e comida torrada.

Bom, agora vamos ao que interessa, vou dar umas receitinhas básicas e explicar como faz. Você vai precisar de uma panela própria para microondas ou uns bons potes plásticos (ex: Ziploc, deixe para usar vidro quando tiver mais prática) um copo medidor/graduado e aqueles utensílios que tem as medidas de xícaras e colheres (à venda nas lojas de 1,99 e nas de departamentos).

 

ARROZ  NUTRITIVO (a refeição completa)

Pegue 1 xícara de arroz (aquela caneca média de tomar leite)

Tempero pronto (tipo sazón) ou uma colherinha de chá cheia de sal e um dente de alho picado; pode ser também uma colherinha daqueles temperos prontos em pasta.

1 lata de seleta de legumes ou caso você saiba se virar com faca , 1 cenoura pequena picada, meia beterraba e meia abobrinha ou chuchu; 4 vagens ou uma batata. Pique tudo o mais pequeno que conseguir.

1 colher de sopa de óleo composto de azeite e soja (óleo “Maria”, “Salada”, “Faizão”,etc) ou azeite puro.

2 xícaras de água mais 1/4.

Coloque tudo num pote (de um litro) ou panelinha própria e mexa. Leve o pote ao forno semi-tampado pra que o vapor possa sair (a panela já vem com saídas de ar na tampa).

Programe o forno para a função arroz na porção de uma xícara, se não tiver essas funções programe 19 minutos na potência média alta.

Passado o tempo deixe mais cinco minutos dentro do forno para secar.

Se ao tirar ainda tiver água, coloque de novo no forno por mais três minutos na função aquecer prato pronto ou 3 minutos na potência alta. Deixe mais cinco minutos antes de abrir.

 

Feijão não vai dar pra fazer, então o jeito vai ser comprar feijão pronto de caixinha. O da marca QUERO é o melhor.

 

OVO a mistura

Pegue um pote pequenino, coloque nele uma moeda de óleo composto. Gire o pote para untar.

Quebre o ovo e despeje-o no potinho. Coloque uma pitada de sal. Gire o potinho de novo.

Leve o potinho semi-tampado ao forno.

Programe 1 minuto na potência alta (aperte o botão ligar e já está nesta potência)

Passado o tempo espere 50 segundos e então abra o forno e não se assuste se a tampinha tiver pulado  pra cima durante o processo ou se estiver afundada. Você vai encontrar um ovo fritinho redondinho. Se gostar de gema dura coloque por 1 minuto e 30 segundos.

 

OMELETE DA HORA

Pegue o potinho pequeno, coloque duas claras, bata ate formar espuminha, então acrescente as gemas e bata mais. Em seguida acrescente queijo ralado e meio dente de alho picado, uma pitada generosa de sal ou um tantinho de pózinho de tempero pronto, pode acrescentar também um pouco de mostarda; bata mais um pouco.

Leve o potinho ao forno semi tampado e programe 2 minutos.

Após o tempo espere 1 minuto e então abra. Não se assuste se durante o processo você ver a omelete subindo como um bolo levantando a tampinha, a omelete abaixa e fica chapadinha.

 

CARNE

200g de carne moída

uma cebola e um dente de alho picados

tempero tipo sazón ou caldo Knor ou uma colher de chá de sal

uma colher de sopa de óleo composto ou azeite de lata

molho de tomate (uma lata, caixinha ou sachê)

Pegue o pote ou panela e coloque a carne misturando-a com os temperos. Leve ao forno com o pote entreaberto na potência alta por 3 minutos. Retire do forno e acrescente meio copo de água e meio copo de molho de tomate, misture bem e volte ao forno por mais 3 minutos; aguarde mais 3 minutos antes de abrir o forno e retirar o pote. Cuidado quando for destampar o vapor vai sair bem quente. Para 400g de carne o tempo e de 5 minutos + 5 minutos. Se o seu forno tiver a tecla “carne”, selecione a porção e siga o tempo dele.

 

BATATA SAUTÉ

Corte 3 batatas em fatias ou cubinhos deixando-as com a casca.

Coloque no pote com água um pouco abaixo de cobri-las.

Leve ao forno com o pote entreaberto por oito minutos na média alta ou coloque na função cozinhar batatas, na porção de meio quilo

Tire do forno e escorra a água. Então acrescente uma colher de sopa de margarina, uma colherinha de café de azeite, salsinha ou coentro picado e 1 colherinha de café de sal.

Volte ao forno por 5 minutos na alta ou média alta.

 

BOLO

Bata em um pote de 1 litro 2 claras em ponto de neve.

Acrescente as gemas e depois que a neve estiver amarela, uma xícara de açúcar, bata mais.

Acrescente 1 colher de sopa de margarina e bata mais um pouco. Depois coloque uma xícara de leite e mexa.

Acrescente aos pouquinhos mexendo e batendo todo o tempo 2 xícaras de farinha de trigo com fermento.

SE QUISER BOLO DE CHOCOLATE ACRESCENTE meia xícara DE ACHOCOLATADO em pó.

Bata bem e leve ao forno com o pote semi-tampado.

Programe 13 minutos na potência média alta ou função pudim, se tiver função bolo, perfeito.

Se quiser cobertura, após assado abra o pote e despeje uma caixinha de leite condensado, furando o bolo. Leve-o de volta ao forno na potência alta por mais 3 minutos.

 

 

PUDIM

Bata 3 ovos com uma lata de leite condensado e acrescente a mesma medida da lata menos dois dedos para completar de leite. Coloque numa forminha de plástico própria para pudim e leve ao forno por 13 minutos na média alta ou tecla pudim. Passado o tempo deixe por cinco minutos antes de abrir. Se ao abrir ainda achar muito mole coloque por mais cinco minutos na alta e depois de passado o tempo deixe-o lá por cinco minutos antes de abrir.

 

COUVE NA MANTEIGA

Compre couve cortadinha ou se tiver a manha corte as folhas em tirinhas finíssimas.

Coloque no pote com água faltando pouco para cubrir. Leve ao forno no pote semi-tampado na função vegetais 500g ou 8 minutos na média alta.

Passado o tempo retire, escorra toda a água e acrescente uma colher de sopa bem carregada de margarina ou manteiga, uma pitada de sal e um dente de alho picadinho. Leve de volta ao forno por 3 minutos na potência alta.

 

É isso, boa sorte e bom apetite!

2 pensamentos sobre “COMO COZINHAR NO MICROONDAS

  1. Olá gostei muito de suas receitas , minha duvida é quanto ao bolo é para coloca-lo em um pote para assar , coloco tampa ou não ?

    • Olá! O melhor é colocar naquelas formas próprias pra microondas tipo de pudim (que deixa o buraco no meio do bolo), porque fica mais bem assado. Não é necessário usar tampa. Um abç!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s