RITUAL PARA ESQUECER O EX

Após ler os meus posts “Por que as mulheres se apaixonam e os homens não?” e “Como ser boa de cama” uma leitora me escreveu:

“Me apaixonei, fiz tudo o que o cara quis e ele sumiu. Não consigo esquecer dele. O que faço?”

Quem sou eu para ajudar? Mas eu vou tentar. Bom,  sugiro uma cerimônia de exorcismo de amor não correspondido que encontrei no livro “Mulheres e Depressão” da psiquiatra norte americana Jennifer James. Chama-se “Cerimônia do altar”:

Cubra uma mesinha de TV ou qualquer outro móvel pequeno com um tecido rendado, uma toalha ou uma echarpe. Coloque uma fotografia dele ali.

Depois ponha flores num vaso (é o mínimo que você pode fazer), velas, incenso. Todo dia, por quinze minutos, ajoelhe-se em frente deste altar e diga que lamenta…

“Sei que é minha culpa!”

“Eu gostaria de ter sido diferente”

“Não posso fazer nada, se não fui mais bonita”

“Amarei você para sempre”

“Ela é quem merece você, eu não”

Faça isso diariamente até começar a rir (“você acredita que estou fazendo isso?!”) ou até sentir repulsa (“ele não merece tanta atenção assim”).

Quando nos penitenciamos dessa forma tão direta, o sofrimento assume um significado diferente daquele que mantemos interiormente. Uma breve cerimônia de exorcismo pode, às vezes, nos devolver ao ritmo de tocar nossa vida pra frente.

Outro conselho da Dra James que também pode ajudar bastante:

Perdoe-se!

É muito fácil deixar-se consumir pelos: “Se ao menos eu tivesse…”

A idéia é a de que, se tivéssemos dito coisas diferentes, mantido melhor a aparência, ou seja lá o quê, a relação teria dado certo. Isto vale, em especial, se ele já está com outra pessoa. Ela tem o que você não tem. Perdoe-se. Você fez o melhor que pôde, sendo quem era e sabendo o que sabia na ocasião. Não há o que você poderia ter feito ou sido, além disso.

Comemore suas forças, sua capacidade para amar e sua recuperação!

HAVERÁ ALGUÉM PARA VOCÊ AMAR QUE A AMARÁ TAMBÉM.

Espero que esse post possa ajudá-la minha amiga leitora.

Deixe uma Resposta

