7 anos da Lei Maria da Penha

No último dia 7 a Lei Maria da Penha completou 7 de existência. Infelizmente, a violência contra a mulher não diminuiu. Vejam abaixo, dados de uma pesquisa:

Dados atualizados do Mapa da Violência 2012: Homicídio de Mulheres no Brasil, apontam que é principalmente no ambiente doméstico que ocorrem as situações de violência contra a mulher. A taxa de ocorrência no ambiente doméstico é 71,8%, enquanto em vias públicas é 15,6%.

A violência física contra a mulher é predominante (44,2%), seguida da psicológica (20,8%) e da sexual (12,2%). No caso das vítimas que têm entre 20 e 50 anos de idade, o parceiro é o principal agente da violência física. Já nos casos em que as vítimas têm até nove anos de idade e a partir dos 60 anos, os pais e filhos são, respectivamente, os principais agressores, de acordo com dados do Mapa da Violência.

Para a secretária de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, ainda há muito o que fortalecer no sistema de proteção à mulher. Ela citou as delegacias especializadas como um dos pontos a ser aprimorado. “A efetividade da lei caminha lenta. Não temos delegacias especializadas em todo o país. Temos delegacias especializadas que ficam fechadas nos finais de semana e à noite, horários em que as mulheres mais precisam ter referências sobre aonde ir”, disse. (fonte site Agência Brasil)

Para comemorar essa data fiz um vídeo narrando um cordel de Maria do Rosário Lustosa que aborda o tema de maneira diferente, em uma situação que poucos poderiam imaginar, mostrando que a violência doméstica contra a mulher pode acontecer em qualquer idade e até mesmo em momentos felizes.

Assistam o vídeo:

A Lei Maria da Penha só pode beneficiar quem denúncia, não existe crime sem denúncia. SE VOCÊ É MULHER E SOFREU OU SOFRE QUALQUER TIPO DE AGRESSÃO FÍSICA OU MESMO MORAL DE SEU PARCEIRO OU PARENTE OU SE VOCÊ CONHECE ALGUMA MULHER QUE ESTÁ PASSANDO POR ISSO DENUNCIE, LIGUE 180!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s