Dos Livros para o cinema

É grande a expectativa em relação à adaptação cinematográfica do livro Cinquenta Tons de Cinza. Até já surgiram algumas polêmicas sobre a escolha do ator que interpretará o personagem Christian Grey: o ator que a imprensa divulgou que faria o papel, Charlie Hunnan, desistiu do trabalho; um ator pornô (James Deen) é um dos mais cotados para o papel e o público clama pela escolha do ator Ian Somerhalder.

O preferido das leitoras do livro para viver Christian Grey
O preferido das leitoras do livro para viver Christian Grey

O cinema tem em sua história várias adaptações literárias de sucesso: “E…o Vento Levou”, “Doutor Jivago” entre os clássicos e “Harry Potter”,” Senhor dos Anéis” , “Crepúsculo” e “As Aventuras de Pi” entre os mais recentes.

Muita gente gosta de dizer: “o livro é sempre melhor do que o filme”; eu discordo, existem filmes que são superiores ao livro e A Saga Crepúsculo e Harry Potter são bons exemplos, a grande maioria dos expectadores dos filmes não tiveram ânimo para lerem os livros, nem antes, muito menos depois.

Existem aqueles que acreditam que o cinema faz essas adaptações para pegar carona no sucesso das obras literárias, o que já garantiria a bilheteria, já que os leitores dos livros irão sem dúvida, assistir as adaptações no cinema; outros pensam que a indústria cinematográfica projeta que se o livro fez sucesso, vendeu muito, gerou muitos lucros, é uma garantia de que dará muito mais lucro como filme. Na verdade as duas formas de pensar contam pontos na hora de se decidir fazer uma adaptação cinematográfica, mas nenhuma das duas é o que realmente é mais relevante. O objetivo na verdade é fazer uma espécie de “venda casada”: quem assistir ao filme e gostar, vai se interessar em ler o livro e comprando o livro comprará também outros produtos relativos ao filme e assim empresas de vários segmentos do entretenimento/cultura saem ganhando com a mesma “coisa”.

Os produtos que são geralmente relacionados a um filme que sempre costumam terem boas vendas são: o próprio filme (antes em K7 e hoje dia em DVD ou Blue Ray) a trilha sonora e brinquedos. De uns tempos pra cá começaram a serem lançados livros com o roteiro e biografias lançadas somente após o lançamento dos filmes que são baseados em histórias reais. Aumentou o interesse em aliar o comércio do produto “filme” com o produto “livro”.

Existem centenas de milhares de pessoas que somente se interessam em ler o livro após ver o filme (e gostar do que assistiu, é claro). A multidão de expectadores que viu “Crepúsculo” e “Harry Potter”,  que apaixonaram-se pela história mas depois não conseguiram ler o livro, COMPRARAM os livros; gostando ou não gostando o dinheiro entrou, as empresas lucraram, tanto a cinematográfica quanto a literária. É isso o que interessa.

Eu confesso que faço parte do grupo de pessoas que se sentem motivadas a lerem um livro depois de verem um bom filme baseado na obra. Até agora só tive uma decepção: “O Caçador de Pipas”. Não acho que o livro seja “melhor” do que o filme, até porque gostei muito do filme, mas depois de ler o livro achei que o roteiro foi mal escrito. A tentativa de suicídio de Sohrab no final do livro era o “plot point” perfeito, a catarse perfeita e fez uma tremenda falta no filme. A narrativa do livro já é bem objetiva e concisa, já era praticamente um roteiro para um filme de quatro horas. Para um filme de pouco mais de uma hora pouca coisa precisava ser “cortada”. O momento do romance de Amir e Soraya, a cena do casamento foi tão longa… O que teria acontecido que fez com que o autor do livro não tenha escrito um bom roteiro? (Khaled Hosseini também assina o roteiro, só que junto com David Benioff).

Já adquiri os livros da trilogia Cinquenta Tons de Cinza, dessa vez vou ler o livro antes de ver o filme, pra ver o que acontece.

PS: E com relação à escolha do ator para o papel de Grey, torço para o James Deen, acho que seria legal se ele (e outros também) tivesse a oportunidade de migrar do pornô para o cinema “tradicional”.

JamesDeen

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s