Síndrome de Morris e a superior beleza masculina

Quando criancinha uma vez ouvi Elke Maravilha dizer a seguinte frase ao admirar um transformista: “O homem é melhor que a mulher até quando vira mulher.” Talvez ela tenha dito isso com conhecimento de causa, talvez ela tenha registrado no seu DNA essa verdade, afinal, ela também era e ainda é uma pessoa de uma beleza impressionante e a sua aversão declarada a ideia da maternidade pode ser a ressignificação psicológica para um caso de esterilidade irreversível.

Todas as vezes que me perguntavam “Qual é a mulher que você acha mais bonita?” eu sempre respondia, sem titubear: “Ana Paula Arósio!”

“Quais são as atrizes mais bonitas, na sua opinião?” eu respondia: “Ana Paula Arósio, Kim Novak e Nicole Kidman.”

Esses dias eu descobri que essas beldades provavelmente são portadoras da Síndrome de Morris. O que é essa Síndrome? Veja a explicação médica/científica:

Síndrome de Resistência A Andrógenos (Síndrome de Insensibilidade a Andrógenos; Síndrome de Insensibilidade ao Androgênio; Feminização Testicular), conhecida também como Síndrome de Morris, é considerada, uma das causas mais frequentes de distúrbio do desenvolvimento sexual XY, sendo observada em cerca de 5 a 9% das pacientes com amenorréia primária. Essa é uma doença recessiva ligada ao X na qual indivíduos 46,XY apresentam um déficit parcial ou completo da ação do androgênio devido a anormalidades no seu receptor.

O gene codificador do mesmo localiza-se na região 11-12 do braço longo do cromossomo X. A forma completa de AIS é relativamente rara. Alguns indivíduos são diagnosticados antes ou logo após o nascimento, devido à discrepância entre o achado do cariótipo 46,XY, obtido na amniocentese e a presença de genitália externa feminina na ultra-sonografia pré-natal ou ao nascimento. Na infância, a apresentação clínica mais comum é a presença de hérnia inguinal bilateral. Os indivíduos não diagnosticados durante a infância são detectados após a puberdade devido à amenorréia primária.

Os pacientes portadores da forma completa de AIS apresentam genitália externa feminina, com ausência ou rarefação de pêlos pubianos, vagina em fundo-cego e ausência de útero, e presença de gônadas palpáveis. Em estudo histopatológico podem ser encontradas estruturas derivadas dos ductos de Müller, como diminutas trompas, em cerca de 35% dos casos. Remanescentes dos ductos de Wolff, tais como epidídimo e vaso deferente, também podem ser encontrados. Indivíduos com a forma completa de AIS têm excelente feminização na puberdade, com mamas normais ou aumentadas, contornos corporais femininos e ausência de acne, devido à produção de estrógeno pelos testículos e pela aromatização periférica datestosterona. Os níveis séricos de testosterona estão elevados, bem como de estradiol. (fonte: site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia).

Deu pra entender, não é? Uma pessoa que nasce com características sexuais de mulher, mas não possui útero e nem ovários, no lugar destes últimos há os “ovos” masculinos, o que existe dentro dos testículos.

A maioria das portadoras dessa síndrome são mulheres de beleza extraordinária. Então, se alguma vez na sua vida você, assim como eu e mais meio mundo de gente já desconfiou que os homens são mais belos que as mulheres ou observou que em inúmeras espécies animais os machos são superiores em beleza às suas fêmeas ( exemplos clássicos: Leão, Pavão, Faisão, Galo, Alce, Touro, etc…) ou ficou sabendo que a belíssima cadela Lassie do cinema era sempre representada por um cão macho ou sempre achou que as grandes top Models parecem rapazinhos magricelos de cabelo comprido fantasiados de mulheres ou que os travestis da prostituição de luxo e dos concursos de Miss Gay são tão ou mais bonitos quanto as mulheres mais belas…talvez você não tenha se enganado.

E é um fato, muitas Top Models sofrem da Síndrome de Morris, são o “modelo perfeito” como disse o Dr. House num episódio da série que mostrou uma personagem sofrendo uma terrível crise provocada quando  as gônodas (ovos masculinos) excretaram uma grande quantidade de testosterona na corrente sanguínea.

Depois de descobrir tudo isso pensei: “Caramba, gosto tanto de homens que até as mulheres que eu considero mais belas… talvez possuam cromossomo Y!”

Deixando as bobagens de lado, aproveito para declarar aqui o meu respeito e até admiração pelas mulheres que encaram a vida sendo portadoras dessa Síndrome. Apesar de serem belas, a vida pra elas é bem difícil, além de não poderem gerarem filhos, algumas nascem com a vagina deformada. Existem homens que rejeitam ao saberem que a mulher nasceu com a Síndrome e já houve casos extremos em que o parceiro cometeu suicídio ou matou a mulher após a revelação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s