Dorotéia e eu

Eu e a personagem Dorotéia da peça homônima de Nelson Rodrigues temos uma ligação muito especial, eu dei vida à ela em quatro ocasiões:

A primeira foi em uma oficina de Teatro que tinha como tema justamente o estudo da peça de Nelson Rodrigues;

dorotéia3dorotéia 2

 

A segunda foi na peça A CASA DA LUZ NEGRA, uma adaptação do texto de Nelson de minha autoria, onde a “Farsa Irresponsável se transformou numa tragédia e o personagem Nepomuceno ganhou uma bela cena;

GE DIGITAL CAMERAdoroteia e Nepomuceno

A terceira foi em um vídeo para o You Tube onde a personagem não tinha falas e foi explorado a sua doentia relação com o “Jarro” – que na versão contemporânea do vídeo servia como um vaso de flores – numa atmosfera dramática e sensual.

doroteia sensual 2doroteiavideo2

A quarta e última foi no vídeo “Dorotéia: A Maldição da Beleza” onde eu interpretei a cena em que ela revela como ocorreu a morte de seu filho e como ela reagiu a esse acontecimento. Nas quatro situações a “fala” sobre a morte do filho sempre foi o ponto mais marcante. Desde que li essa “fala” pela primeira vez, me emocionei e me identifiquei recordando-me de como me senti na ocasião da morte do meu gato predileto, o Laranja. É claro, que a dor da perda de um animal de estimação não se compara com a imensidão da dor da perda de um filho, mas foi o mais próximo que o meu coração conseguiu se identificar.doroteia maldição

“Dorotéia: A Maldição da Beleza”  tem como base um roteiro livremente inspirado na peça de Teatro focando justamente o drama de Dorotéia em relação à fatalidade da morte de seu filho, os sentimento de culpa que toma dimensões absurdas levando-a a odiar a si mesma e assim, buscar o inferno que é a casa de sua prima Flávia.

morte nenemdorotéia nenem

Assistam!

Deixe uma Resposta

