COPA NO BRASIL, COPA TUPINIQUIM

Algumas pessoas me pediram para escrever sobre a Copa. O que mais preocupa essas pessoas é a impressão que os turistas estrangeiros terão do nosso país. Bem, transcrevo aqui o que escrevi em um comentário sobre o assunto no Facebook:

“Os estrangeiros gostam do Brasil do jeito que ele é, adoram as favelas e dar esmolas para as escórias nas ruas sujas, gostam de poder andar pelas mesmas podendo jogar o lixo sem ser repreendido. Muitos deles conhecem mais sobre o nosso país, sua história, nossa língua e costumes do que nós mesmos. E o mais importante eles admiram e gostam mais do nosso país do que nós mesmos que vivemos com esse complexo de vira-latas sentindo-nos inferiores aos estrangeiros e acreditando que o nosso país é pior do que os outros, quando é o contrário. E isso se deve a nossa ignorância, nós não viajamos para outros países, não pesquisamos sobre outros países, não estudamos outras línguas…portanto não temos parâmetros pra fazer comparações. Se tivéssemos visitado o México meses antes da copa de 86 veríamos que a situação não era muito diferente da atual do Brasil e no caso da última copa era até pior só que o outro país não deixou a sujeira aparecer, os problemas aparecerem, não deixou estrangeiro sair falando antes do evento acontecer, porque o povo desse país é patriota, coisa que nós não somos.”

E aproveito para publicar aqui o comentário que um cidadão Brasileiro de grande coração escreveu em uma matéria que depreciava  o evento esportivo no nosso país.

“Que engraçado, vejo que existe muita razão em algumas coisas aqui expostas, porém me pergunto o porquê de tudo isto agora,  por que só agora este povo se manifestou? Por que não se manifestou antes das coisas acontecerem? Por que somente agora este grande ressentimento de estar tudo errado? Onde fica a opinião do Cidadão Brasileiro? Onde fica a autoestima de um país que pode ser o maior do mundo porque tem tudo aqui: matéria prima humana e material, porém esta faltando cidadania em todos, porque roupa suja se lava em casa e dentro de casa, agora já esta se lavando fora da casa, ou seja, o barraco já esta montado. Onde está a brasilidade das pessoas, onde fica o respeito mútuo, pelo próximo? Onde está a educação de nossos filhos, e onde esta nosso PATRIOTISMO? Cobrar opinar e falar, sabemos fazê-lo muito bem. Mas, onde estão nossos deveres que nós não os fazemos porque sempre damos o famoso JEITINHO, do qual nos vangloriamos? Acredito que está na hora de mudar o estigma, já que estamos nos contagiando só de péssimas noticias, fazendo de nosso pais um verdadeiro Vietnam, na época da guerra. Acredito que o Brasil não é um país péssimo, temos valores e muitas coisas boas e está na hora de todos não nos deixarmos levar pelo pessimismo de muita gente. Acho que estamos diante de um vírus que pode contaminar o país. Despertemos mas, com cidadania e patriotismo porque o BRASIL precisa levantar sua estima com consciência.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s