Novelas Mexicanas

Em oficinas, cursos e workshops de teatro e cinema dos quais eu participei uma coisa chata sempre aconteceu: os professores- e as vezes alguns colegas – sempre usavam/usam as telenovelas mexicanas como exemplo do que é ruim em termos de interpretação e mise-en-scéne. As atuações dos atores das novelas mexicanas eram e são apontadas como exageradas, canastronas. Essas pessoas que criticam dizem não assistirem e nunca terem assistido essas novelas, de modo que a gente se questiona sobre como elas podem dizer que é ruim uma coisa que elas sequer conhecem. A impressão que se tem é que ou elas assistiram – e muito – e não querem confessar ou se baseiam naquelas sátiras dos programas humorísticos e reality shows da emissora de televisão que produz as grandes novelas brasileiras.

A RAZÃO

Qual seria a razão para tanta atenção com relação a essas novelas por parte daqueles que as consideram um lixo televisivo? Uma das razões dessa bronca gratuita: Algumas novelas mexicanas se tornaram “cult” aqui no Brasil. Estrelas dessas novelas se tornaram ídolos aqui em nosso país, idolatrados por um número enorme de fãs, sendo mais amados que atores brasileiros de sucesso.

Uma outra razão seria o fato que atores e diretores imaginam que o sucesso das telenovelas do México acarretaria na falta de postos de trabalho para estes aqui no nosso país.

Ainda bem que a maioria dos profissionais não sabem que várias estrelas de telenovelas mexicanas ganham em dólar – tão bem pagas quanto atores de televisão norte americanos – e que moram em mansões luxuosas em Miami. Além de serem melhor remunerados, são também mais conhecidos internacionalmente do que as grandes estrelas da televisão brasileira.

O curioso desse pensamento pequeno é que a emissora que conseguiu muita audiência exibindo essas novelas, chegou a parar de investir na aquisição de novos folhetins mexicanos para produzir suas próprias novelas, ou seja, foi contra a maré, contra a vontade do público, dando um autêntico “tiro no pé”, chegando a ter até prejuízo.

 

COLOMBIANA NÃO É MEXICANA

A telenovela Café com Aroma de Mulher é uma das novelas de maior sucesso de todos os tempos, exibida em vários países ao redor do mundo. Ela pode ser comparada em termos de qualidade técnica artística às novelas brasileiras “Pantanal” e “Vale Tudo” . Dramaturgia soberba, atuações magistrais e fotografia cinematográfica, uma grande novela COLOMBIANA. Sim, Café con Aroma de Mujer é uma novela COLOMBIANA e não MEXICANA e injustamente ela é colocada no mesmo pacote das mais melodramáticas novelas mexicanas por essa gente que critica a teledramaturgia do México, uma grande injustiça! As novelas Colombianas são totalmente diferentes das novelas mexicanas Café com Aroma de Mulher já foi reprisada várias vezes aqui no Brasil e possui até páginas no Facebook onde fãs publicam postagens de todos os tipos sobre tudo o que há em relação a essa novela.

A bela fotografia de Café com Aroma de Mulher
A bela fotografia de Café com Aroma de Mulher

AS MARIAS

As telenovelas Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairro são os maiores êxitos mexicanos no nosso país. Trata-se de grandes melodramas televisivos onde a trajetória da heroína apaixonada é o que cativa o público. A protagonista dessas três novelas, a cantora Thalia ganhou milhares de fãs em nosso país, gente que comprou seus discos e até hoje acompanha a sua carreira e garante um surpreendente índice de audiência, todas as vezes que as novelas são reprisadas. As três novelas são grandes melodramas regados com muitas lágrimas, mas que passam uma bela mensagem de respeito as diferenças e valorização da família. Por causa do grande sucesso das Três Marias todas as outras novelas mexicanas são rotuladas como dramalhões água com açúcar por quem não assiste, o que configura-se numa tremenda injustiça com as outras novelas.

Maria Mercedes LogomarimarMaria do bairro A

VILÃ MAIS AMADA

Nós brasileiros temos uma forte tendência a amarmos as vilãs das novelas, mas foram os mexicanos que inovaram criando novelas onde a protagonista é uma vilã, ao extremo da novela ter o nome da personagem. A Telenovela RUBI que fez muito sucesso por aqui e já foi reprisada algumas vezes é o exemplo mais marcante.

A estonteante e perversa Rubi (Barbara Mori)
A estonteante e perversa Rubi (Barbara Mori)

Mas, a vilã mexicana mais amada por aqui é Paola Bracho a gêmea malvada de A USURPADORA um grande sucesso mexicano não só aqui no Brasil, mas em diversos países do mundo. Gabriela Spanic a intérprete das gêmeas dessa novela é idolatrada por um impressionante número de telespectadores do nosso país.

A amada vilã Paola Bracho
A inesquecível Paola Bracho: a vilã mais amada

Uma outra novela onde a atriz interpreta duas personagens iguais e que também tem uma malvada que é muito cativante é A OUTRA, estrelada pela talentosíssima Yadhira Carrillo que dá vida a Cordélia, a vilã e Carlota, duas sósias que por uma ironia do destino têm suas vidas cruzadas. Um primor de novela com um enredo cativante, uma arte e fotografia belíssimas repleta de grandes momentos emocionantes!

la otra

QUESTÃO DE GOSTO

Como diz o ditado: “Questão de gosto não se discute!”, então quando você que está lendo isso e gosta de novelas mexicanas ouvir alguém falando mal delas, faça como eu, não perca o seu tempo tentando convencer ninguém de que as novelas são boas e que existem obras da nossa teledramaturgia que possuem todos os pontos negativos que insistem em apontar nos folhetins mexicanos. Quem gosta, gosta e acabou. Quem não gosta que não assista e não comente sobre algo que não conhece.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s