50 Tons de Cinza: O segredo do sucesso

Jamie Dornan e Dakota Johnson
Jamie Dorman e Dakota Jhonson

Alguns leitores me pediram para falar sobre 50 Tons de Cinza, me perguntaram o que eu achei dos livros, o que espero do filme e a pergunta mais repetida: Qual o segredo do sucesso dessa história?

Daqui há alguns dias o filme baseado livro  estréia nos cinemas e muita polêmica está rolando na internet.

As críticas são muitas: “Como pode as mulheres gostarem de uma história onde tem um homem que gosta de bater em mulheres?”, “Livro para mulher mal-comida”, etc…

Eu não li os três livros (50 Tons de Cinza, 50 Tons mais escuro e 5o Tons de Liberdade) li os dois primeiros e vou começar a ler o terceiro. Não serei hipócrita de dizer que amei o livro, que é um livro que mudou a minha vida, que o considero uma obra-prima. Também não consegui simpatizar com o BDSM (sigla para bondage, dominação e sadomasoquismo = amarrar, mandar e bater e apanhar sentindo prazer), as passagens onde Christian o protagonista, bate em Anastasia,  utiliza seus sex toys nela, não me agradaram, sentir dor, apanhar pra mim, ainda é algo ruim. Embora eu saiba que para o sistema nervoso os estímulos elétricos de dor e de prazer são praticamente a mesma coisa e para o sistema nervoso central a dor extrema e o sufocamento causam o mesmo apagão mental que o orgasmo causa, até por isso o orgasmo ganhou o nome de “a pequena morte”. Quando uma pessoa está muito excitada, a dor se mistura às sensações de prazer (se alguém der uma mordida daquelas de deixar roxo quando não estamos excitados dói muito) e é isso o que o Sr Grey apresenta a Anastasia.

Eu acho que se Anastasia tivesse tido um pai autoritário, severo, controlador ela não teria se apaixonado por Christian, penso que a autora criou bem a situação: Ana é orfã de pai- nem chegou a conviver com ele- e foi criada por um padrasto que é um homem bom e pacato, um verdadeiro “santo”, talvez por isso a personalidade dominadora de Christian tenha sido tão atraente. Como essa figura de pai dominador está praticamente extinta em nossa sociedade, creio que esse seja um dos principais motivos pelos quais as mulheres acham Christian Grey tão atraente.

Bem mesmo não tendo lido todos os livros, li  o suficiente para que pudesse tirar as minhas conclusões sobre o segredo do sucesso dessa história.

1 – O LIVRO

Trata-se de um livro escrito para mulheres, mulheres de verdade, hoje chamadas pejorativamente de “mulher mulherzinha”, porque no momento atual querem que todas as mulheres sejam putas que gostam de transar com mulheres ou feministas. O sucesso do livro, ele ser um Best-seller, mostra que nós, as mulheres de verdade ainda somos um número bastante significativo na sociedade e que apesar de consumirmos menos que os homossexuais (homossexuais consomem duas vezes mais que heterossexuais) , competirmos menos que as feministas e supermulheres e ganharmos menos que os homens, nós temos poder de consumo. Graças a esse poder de consumo o mercado literário voltou a produzir produtos para nós e agora focando mais na abordagem do erotismo e graças ao sucesso desse produto literário o cinema vai finalmente abordar o erotismo do ponto de vista feminino.

Uma história para mulheres, escrita por uma mulher, narrada por uma mulher, ela é:

2- A MULHER

Anastácia é uma mulher de verdade, uma mulher comum, normal, do tipo que encontramos na rua, no ônibus, no metrô, na escola, na operação do caixa da loja, etc…  O fato de não ser uma supermulher emancipada, lutadora que enfrenta tudo e todos para conseguir o sucesso na carreira e sim uma mulher comum, faz com que qualquer mulher em qualquer parte do mundo em algum momento da história se identifique com ela.

3 – O HOMEM

Christian Grey tem um grande problema emocional. Apesar de lindo e milionário ele é o filho de uma prostituta viciada em crack que o deixou com cinquenta marcas de queimadura no tórax, vivia sendo espancada pelo seu cafetão na frente do menino e morreu quando ele ainda estava na primeira infância. É tão traumatizado com esse passado que durante muito tempo não permitiu que Anastasia tocasse o seu tórax. Ele tem consciência do seus problemas psicológicos, ele se trata com um psicanalista. Isso faz de Christian Grey um personagem humano apesar de todos os ingredientes  que fazem dele  “o homem dos sonhos” que são:

a) ele é decidido, toma iniciativa e é autossuficiente.

Num mundo repleto de homens que namoram e se casam para ter alguém para ajudá-los a financiar seus sonhos, para ajudá-los a comprar um apartamento, a pagar o carro, a rachar as contas do mês; um personagem que não precisa da mulher para nada a não ser amor e companhia é realmente extremamente atraente. É ele quem a procura quando se interessa, ele foi atrás.

b) ele é viril

Anastasia não precisa ficar girando manivela para ele funcionar, ele funciona. Ele olha pra ela, vê ela simplesmente morder os lábios e já fica excitado. Ao contrário do que realmente acontece com grande parte dos praticantes de BDSM e outras práticas sexuais exóticas, ele não é dependente do fetiche, da dor para ter uma ereção ou ter um orgasmo, ele tem mesmo fazendo o sexo normal, o “baunilha”. Ele sempre luta um segundo round, depois de um tempinho após gozar ele já está extraordinariamente pronto pra outra. Ele não ficou enchendo o saco, insistindo para que Anastasia fizesse sexo oral nele o outras coisas, ele deixou que ela descobrisse e experimentasse pela própria vontade. Com relação ao BDSM, ele propôs a coisa toda pra ela em contrato antes de se apaixonar, depois de se envolver deixou que ela decidisse entrar no seu mundo, não forçou. E pra finalizar essa parte: ele é bem dotado, a descrição de Anastasia indica isso e o fato da embalagem da camisinha que ele usa ser prateada, indica que ele usa o tamanho extra.

c) ele não quer que ela trabalhe (ele é milionário!)

Um homem que quer sustentar a mulher, um sujeito que em nome do amor deixa de lado o egoísmo, o amor extremo pelo dinheiro e quer dividir o que é seu com a mulher… coisa de sonho… só na ficção mesmo.

É claro que ele quer isso porque ele pode, ele é milionário, mas mesmo assim é algo que deixaria qualquer mulher lisonjeada, mesmo que fosse para não aceitar, porque quando uma mulher sabe o quê ela realmente  gosta de fazer, ela não vai abdicar do direito de trabalhar com aquilo que ela gosta. Christian respeita isso em Anastacia.

d) ele  à ama

Uma coisa tão difícil de se ver, um homem jovem apaixonado… Ele à ama e faz tudo o que está ao seu alcance para fazê-la feliz, inclusive ir contra a sua natureza sombria, conturbada.

4 – AS OUTRAS

A) Leila, uma ex-amante, a ex-“submissa” de Christian talvez seja a personagem mais humana. Ela se apaixonou por Christian mas não teve a sorte de ser correspondida, enlouqueceu, tentou o suicídio e depois de um tempo internada numa clínica psiquiátrica, ela aparece e o encontra  vivendo um romance de verdade com outra que é quase idêntica a ela fisicamente. Aliás, todas as “submissas”  – submissas são as mulheres que assinavam um contrato com Christian para servirem aos seus desejos sexuais, a suas regras de dominação do BDSM – são parecidas fisicamente com a sua falecida mãe. Leila garante o suspense da história, o tempo todo o leitor fica na expectativa de que ela vai provocar uma tragédia.

B) Elena, a mulher madura que iniciou Christian no BDSM. Criatura superior que passa a impressão que nada pode atingi-la. Essa mulher foi uma figura marcante na vida de Christian. Anastasia sempre a vê como alguém que fez mal a Christian e a considera uma pessoa perigosa, no decorrer da história percebemos que ela de certa forma pode ser mesmo.

O FILME

Pelo o que vi nos trailers, por saber que a diretora é mulher heterossexual, pelas declarações dela que li na imprensa, acredito que será um grande filme e assim como ocorreu com Crepúsculo, um filme bem maior que o livro.

50 Tons de Cinza é nada mais nada menos que uma história de amor dos tempos atuais, deixemos de lado toda a baboseira negativa ou mesmo a positiva, toda a publicidade e polêmica e vamos assistir como se fosse um filme dramático com cenas picantes como tantos outros (Proposta Indecente, por exemplo).

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s