A INJUSTA MORTE DO GORILA HARAMBE

alx_mundo-gorila-cincinati-estados-unidos-20160529-01_original

Era uma vez um Gorila chamado Harambe

Ele nasceu no zoológico de Gladys Porter, no Estado norte-americano do Texas, e o levaram para viver no Zoológico de Cincinnati em 2014. Os gorilas das planícies ocidentais são uma espécie ameaçada e o zoológico esperava utilizar Harambe para reprodução.

Harambe vivia feliz com duas fêmeas e havia completado 17 anos no último dia 27 de Maio.

Harambe-the-gorilla-main

A FATALIDADE

mae do menino que matou harambe

No sábado passado uma mulher obesa que foi com os seus filhos e seu marido passear no Zoológico levantou o seu filho caçula Isaías, de 3 anos, acima do muro que cercava a área dos gorilas para que o menino pudesse enxergar os gorilas, ela não conseguiu segurar por muito tempo com seus braços excessivamente gordos e sentou-o ali, o menino então, caiu na grade, dali escorreu pela vegetação e terminou indo parar no lago dos gorilas. As fêmeas estavam em uma parte mais alta, já Harambe que estava embaixo foi até o garoto.

Harambe

Harambe o levantou da água aonde ele podia ter se afogado, como um primata inteligente ele reconheceu que se tratava de um filhote das criaturas que o mantinham cativo, observou bem a criatura, tentou estabelecer alguma comunicação e chegou a colocar a criatura de pé para que ela se locomovesse e saísse dali, mas ele notou que muitos humanos se aglomeravam em torno dos muros e como chimpanzés, eles faziam muito barulho.

34BF5B5D00000578-3615099-image-m-91_1464545053716

Teriam os humanos jogado o filhote ali? Estariam eles querendo matar o filhote ou à ele? Harambe sabia que humanos podem ser perigosos, seu instinto o fez correr levando consigo o filhote, ele o levou para um lado, os humanos seguiram, então ele levou para outro que parecia ser mais seguro. Foi então que um humano do zoológico apontou um rifle em sua direção e o matou.

Uma pessoa filmou parte do acontecido, essas imagens foram parar na televisão, internet e rodaram o mundo…o mundo inteiro e muitos ao redor do mundo viram além de um animal selvagem de aproximadamente 150kg com uma criança, viram um animal domesticado criado a vida inteira num cativeiro tentando proteger um filhote da mesma família animal que que estava ferido e que ele não seria capaz de matar.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

1113014-GorillaHam-1464625100-226-640x480

A professora Gisela Kaplan, especialista em comportamento animal da Universidade de Inglaterra, afirma que o menino não corria perigo.

“Filhotes não são considerados uma ameaça” disse Kaplan, segundo ela os gorilas macho-alfa dominantes como Harambe são os protetores do grupo, o primata estava apenas estudando a nova e extranha situação.

“O gorila percebeu que o pequeno filhote era indefenso. Eles normalmente não atacam, não são uma espécie agressiva e tenho certeza que o menino não seria morto”, afirmou.

“Se ele fosse atacar haveria advertido primeiro. A primeira ação que fazem como advertência é berrar e dar socos no peito e isso em nenhum momento aconteceu”.

Se Harambe fosse um chimpanzé, que come carne, que come outros animais , assim como nós humanos,realmente o menino teria corrido risco de vida, mas os gorilas são herbívoros, eles não têm esse instinto assassino tão vivo como há em nós e nossos outros primos.

A DESCULPA

As autoridades do zoológico alegam que não usaram tranquilizantes porque o gorila poderia ficar agressivo com o disparo e como o sedativo demoraria a fazer, o gorila nervoso poderia vir a matar a criança. A verdade é que eles agiram sem pensar levados pelas pessoas que se assustaram ao ver o garoto ser arrastado pelo gorila pela água, que disseram que o gorila estava agredindo o menino. Pensaram em agir rápido e ponto.

HAVIA OUTRA OPÇÃO?

Ian Redmon, presidente do The Gorilla Organization, disse que os cuidadores tinham outras alternativas para resolver a situação:

“Quando um gorila ou outros símios estão com coisas que não devem de ter, os cuidadores negociam com eles, dão comida, oferecem suas comidas favoritas, ou algum tipo de fruta ou objeto eles que não têm e negociam com eles uma troca”, disse Redmon em uma entrevista à CNN.

GORILAS DE SORTE: CASOS QUE TIVERAM UM FINAL FELIZ

Outros casos de crianças que caíram em área de gorilas tiveram um final diferente.

Levan Merrit : salvo pelo gorila Jambo
Levan Merrit : salvo pelo gorila Jambo

Em 1986, Jambo um gorila do zoológico de nova Jersey no Reino unido foi surpreendido com a queda do garoto Levan Merrit de 5 anos caiu em sua área. O garoto ficou caído inconsciente, Jambo acariciou as costas dele e tentou ajudar. Os tratadores entraram na área e retiraram o menino.

Binti Juan salvando um filhote de humano.
Binti Juan salvando um filhote de humano.

Dez anos depois foi a vez da gorila Binti Jua do zoológico de Brookfield em Chicago, EUA, tomar um susto quando um menino de 3 anos caiu no lago da sua área. A gorila fêmea que estava criando dois filhotinhos, foi até o lago e retirou o menino desacordado da água, salvando-o de morrer afogado, depois disso ela o levou até a porta do local onde os cuidadores deixavam a sua comida e o deixou lá para que os mesmos o levassem assim como levavam seus restos de comida.

Vejam essas histórias:

http://noticias.r7.com/hora-7/em-memoria-do-gorila-harambe-cinco-momentos-em-que-animais-mostraram-que-sao-herois-31052016

AS OUTRAS VERSÕES DA HISTÓRIA

michelle-gregg-111
Michelle e o marido

Michelle, a mãe de Isaías, não diz que levantou o menino até o muro para ver o gorila, ela diz que ele simplesmente, de repente sumiu de seu campo de visão e depois quando o procurava interrogando as pessoas ao redor um homem disse estar vendo uma criança em meio a vegetação da parte de dentro da área dos gorilas.

Uma das pessoas que filmaram, uma moça – que assim como todos os que filmaram não mostraram a parte em que o gorila recebeu o tiro – disse que ouviu Isaías dizendo para a mãe que queria brincar na lagoa dos gorilas.

Na filmagem que viralizou na web ouvimos a mãe falar com Isaías tentando acalmá-lo, ela inclusive chega a dizer ao filho que o gorila é “King Kong”.

JUSTIÇA ON LINE

existe uma petição na internet no site change.org , um abaixo assinado que pede que as autoridades tomem as providências para que os pais de Isaías sejam responsabilizados por sua queda e pela morte de Harambe. Caso queiram assinar aí está:

https://www.change.org/p/cincinnati-zoo-justice-for-harambe?recruiter=550396649&utm_source=share_petition&utm_medium=facebook&utm_campaign=share_page&utm_term=des-lg-no_src-custom_msg&recuruit_context=fb_share_mention_control&fb_ref=Default

 

CONCLUSÃO

Uma mãe irresponsável que se preocupa mais em comer do que em cuidar do próprio filho, uma sociedade que transforma qualquer fatalidade em um show para publicar na internet, uma sociedade imediatista que acha que tudo se resolve com armas, que a figura do “franco atirador” , do “atirador de elite” é sempre a representação máxima do herói…essas foram as causas do assassinato cruel de Harambe.

REFLEXÃO

Fica a pergunta para a reflexão: Por que existem zoológicos? Por que nós ainda vamos a esses lugares? E os parques com shows de animais, não seriam a mesma coisa dos circos? Por que ainda vamos a esses lugares? Por que pagamos para tirar fotos com animais dopados? Por que tem quem vá para a África dar mamadeira para filhotes que dizem serem  orfãos que depois serão soltos em um parque onde praticantes de caça esportiva irão caçá-los e matá-los, o mesmo que se passou com os pais desses filhotes? Será que os gatos castrados criados confinados em apartamentos ou casas, os cães sempre no quintal ou apartamento que saem somente presos pela coleira e a guia ou de carro, não estão vivendo em situação semelhante a dos animais dos zoológicos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s